domingo, janeiro 20

PM


Quando me tornei mãe, me transformei, como acontece com todos que passam por esse processo louco maternidade/paternidade.Não fazemos mas nada pra gente, apenas pra ele, deixamos de ter uma roupa maravilhosa, pra dar à ele uma espectacular.Viramos a noite acordada, pra ele ter uma noite de sono angelical. Almoçamos picados, pra ele comer tudo.Estamos aqui, mas o pensamento continua neles.Dai quando aprendem a tomar banho sozinhos, não querem mas nós tão perto. Dai quando crescem pode esquecer, que mico ter um pai/mãe por perto.Eu não ainda passei pra essa fase como mãe, mas já passei por ela como filha.É como já diz o ditado "Criamos filho pro mundo", lá vai ele fazer a faculdade fora, casar, e completar o ciclo da vida, é nós?á sim nós continuamos em casa, se formos do tipo de pessoa extrema, vamos estar em casa assistindo domigão do faustão(o castigo!). Mas se formos do tipo, cuida mas sabe que ele é ele, é você algo a parte, vai concerteza estar "jovem" saindo com seus netos pros barzinhos, ou quem sabe abrindo site de vovó/vovô modernos.Sei disto porque temos os dois exemplos em família.Passei um bom tempo da noite com uma vovô moderna, baixando musica na net, e ouvindo piada no youtube, e programando pra dar umas bicadas numa cerva, enquanto a outra vovó extrema devia estar cuidando do vovô e fazendo um docinho pros netos. Ban! Ban! é triste, mas tem que ser assim em família, Deus já coloca assim, pra equilibrar o universo. Não sei qual dos dois tipos de vovó ser, mas não sei tem horas que sou ao extremo, outra me acho até demais na minha.Vamos ver a evolução da coisa, vamos esperar o Droca chegar na adolescência , vamos ver se vou ser daquelas que da a chave do carro e vai discutir e falar mal de homem em um buteco, ou vou ficar na frente da TV esperando ele chegar.
Quando eu era adolescente , tipo na minha fase de começar a sair, eu tinha /tenho uma irmã que me dava a grana pra sair e ouvia: Faça mas seja responsável por aquilo que faz.Dai quando engravidei, foi a única que não consegui contar. Acho que pelo fato deu saber que agora era comigo(aquela coisa da responsabilidade), e esta sendo até hoje, é por incrível que pareça, era que eu mais discutia a que eu mas brigava é hoje é que dou mas bem e mais ouço, mais absorvo, saca?sacou! rsrsrrss...Mas também ouço as outras.rsrrsrsrsrs...
Mas o que quero dizer é que nós duas passamos pela louca transformação que disse no inicio do texto, nos conectamos não uma a outra ,mas no mundo. Uma pessoa que não tem filho, pode dizer que entende, que absorve os problemas do mundo e tal, mas depois que ela tem, ela se conecta de uma maneira que ela percebe que aquilo ali é de uma grandiosidade de uma força que até então ela não tinha percebido, que a vida e muito mas mas do que ela possa imaginar, que a preocupação pelo outro ser, é muito mas do um "pode contar comigo", ou um "eu te amo" jogado ao vento.Percebemos que uma briga em família, ou aqueles chatos pai/mãe pegando no pé e extremamente importante, e extremamente salvo.
Com a minha irmã, valeu o que ela me disse, vou dizer pro Pedro, parafrasear ela imagina(deve estar se achando).Mas acho que as brigas cessaram( acabar nunca, até pq se não tiver discussão, não e família unida) porque cada uma percebeu que existe coisas muito mas importante na vida.Sem falar que ela era tão metódica, tão realista, tão do tipo faça sem medir as consequências, ou rasgue a vida, que hoje se vocês forem conhecer ela vão ate rir, chora por propaganda de TV, chora porque o vizinho não tem o que comer, briga com coitado do meu cunhado porque deixou o Lipe engasgar( ela que deu a bala), se tornou uma pessoa tão humana, tão mas observadora (mas ainda continua meio voada) mudou!É assim, quem nunca passou por isso e ler vai pensar que equivoco meu, mas quem passou vai concerteza afirmar que sim.Passamos por uma transformação imensa.
É isso passei é estou passando pela transformação louca, crescendo , aprendendo, caindo tudo por ele, por nós, por vós.Quando vai acabar essa transformação? não sei. Mas estou num constante processo evolutivo.Mas pode ter certeza, que estou vivendo, e não os extremos...

Frase do dia:"A vida é mais simples do que a gente pensa; basta aceitar o impossível, dispensar o indispensável e suportar o intolerável."
(Kathleen Norris)

2 comentários:

kelly disse...

A primeira vez que li esse blog perguntei ao Lissandro: dê onde a Luciana anda "copiando" essas coisas? Ele riu, rimos, porque no fundo sempre soubemos da sua capacidade de fazer as coisas. Meus amigos(as) sempre me disseram que admiravam a sua inteligência. Ñ tô falando isso por causa dos elogios a minha pessoa (rssss), falo de verdade, do fundo do coraçao. Sempre te vi um pouco parecida comigo. A vontade de viver, a forma como via o mundo. Apesar de amar as outras irmas. E olha que tenho uma profunda admiraçao pela força e dedicaçao da Kélvia a familia; por ela abrir mao da sua vida para cuidar da minha avó, do Droca, de vc, de mim. Tbm admiro a Karine pela bondade com que vê as coisas, por perdoar de forma mais fácil, por lutar pelos mais fracos. Mas é com a antiga Luciana que me pareço mais. Desde que vc. "apareceu" me vi responsável por ti. Coisa de irma mais velha. Depois a responsabilidade se juntou a admiraçao. Ficava encantada de como tinha assunto para todos, de como lutava por aquilo que queria. E principalmente de como queria as coisas. Sua vontade de sonhar era imensa, grande. E o sonho é o primeiro passo para qualquer realizaçao. Já dizia alguém: quem ñ sonha ñ realiza. Qnd. soube da sua gravidez ñ fiquei triste, fiquei preocupada pensando onde é que eu tinha falhado. A Sirlane sempre me cobrava para eu conversava com vc. Se eu estava de lembrando que um minuto poderia se transformar em algo mais sério. O que eu senti foi angustia por ter falhado. Como podia ter deixado isso acontecer? No entanto ñ tive muito tempo para isso, pois logo veio o Lipe. No inicio as pessoas me diziam: que legal vc. ter ficado gravida junto com a Lu, pois assim vc. a ajuda. Pobres coitados, eu? Era vc. que sempre me falava o que comprar, tomar, fazer. Quando o Droca nasceu transformamos juntas, as duas, vc. mae. Eu uma tia, tao encantada, tao apaixonada, acho que quando vi aquela coisa gorda, até esquci que logo seria eu. Hoje vejo os dois crescendo. 2 anos se passaram. Ñ somos as mesmas. E vc. tá certa em dizer que a maternidade mudou muita coisa. Hoje quero um mundo melhor para os meninos. Quero que sejam bons. Que possam curtir tudo. Ter amigos. Estudar em boas escolas, etc, etc, etc. Vejo que vc. tbm quer o mesmo. No entanto, sinto uma decepçao trementa de vc. com a vida. Parece que o processo da maternidade te faz ver o mundo de uma forma muito mais adulta, no entanto, matou a sua vontade de ganhar o mundo. De fazer as coisas de forma independente. De lutar e ñ falar, mais provar que é capaz. Cair, falei sobre isso no meu blogger, doi, muito. Perceber como as pessoas balançam a cabeça negativamente para vc. doi mais ainda. Mas é ai quando caimos que definimos se queremos ser herois ou fracassados. É como nos desenhos animados, o mocinho cai e levanta ainda mais forte. Os fracos caem e nunca mais levantam. Creio que vc. está levantando, esta buscando ser a velha Luciana. Que estudava, fazia judô, trabalhava e ainda queria mais. Mais, sempre mais. Sozinha, sem precisar que ninguem a sustentase. Vc. pode tudo. Ganhar o cume da montanha exige sacrifícios, ñ tenha dúvidas disso. Mais exige principalmente a sensaçao de ñ ter medo do desafio. Ñ tenha medo dos seus medos. Os enfrente, pense na sua jornada de forma independente. Ñ sozinha porque vc. tem amigos e principalmente uma familia que a ama muito. Mas lembre-se que se vc. ñ subir a montanha sozinha terá sempre a sensaçao de ñ ter completado o ciclo. Ñ quero que vc. viva para o Droca e o Lipe, mas que vc. viva com eles. Que nossas vidas sigam sempre juntas, mas através de caminhos independentes. Admiro vc. como mae, como fotografa, escritora, no geral o que vc. resolve fazer faz bem feito. Lembra-se de quando era minha aluna e eu falava que iria te reprovar e vc. conseguia se salvar? Vc. pode e quando resolve querer algo faz sempre bem feito. Espero que esse seja um ano de novas tomadas de decisoes na sua vida. Levar o Droca para a guarde já foi uma delas. Trabalhar será outra. Vc. precisa tomar as rédeas da sua vida para ñ ficar em casa fazendo doces. Enfim, que vc. faça doces como Cora. Parece mais conosco, rsss. É lú. Eu ñ podia de deixar de falar como a irma mais velha. Falar muito, de forma chata, mais principalmente com amor.
Ps: vc. conseguiu me fzer chorar com seu blog. É acho que tô ficando muito mole mesmo, rsss.

Unknown disse...

Minha querida irmã Kelly, estou apenas tentando meu blog ser um blog, onde me expresso,obrigada pelo que disse tbem chorei, afffffff!!!Mas não era para terminar em lagrimas.Quanto a ser escritora, somos netas de Victor Leite. esqueceu? já viu alguma vez meu avô dizer uma palavra errada, ou não estar lendo?E apenas isso, e de sangue, a unica que naum saiu muito bem foi a Kaka, mas tbem ela é a unica branca.kkkkk.Fui sincera no que disse, e vc em momento algum errou, ou eu falhei. Deus que colocou esse Deus de Ebano nas nossas vidas.Saiba que me orgulho muito de ser sua irmã, de vc ter me dado o Lipe que é uma benção na minha vida, é tbem de ter me dado o Lissandro(Oh meu Deus!) que me aguenta , mas que eu tbem tenho no coração.Vamos viver é o resto e resto.Te amo muito.
Lu